Prezados familiares,
Chegou ao Colégio a informação de que, no grupo de WhatsApp com alunos do 5º ao 9º ano, nomeado “Meta 500”, havia uma série de postagens como fotos, figurinhas e gifs pornográficos, fotos de facas afiadas, além de incitação ao suicídio e apologia ao nazismo, isso tudo compartilhado com os diversos integrantes, entre os quais números de telefones desconhecidos adicionados ao grupo. Na descrição do grupo há a seguinte mensagem: “Não adicione sua família, só amigos e amigas”.
Desse modo, recomendamos enfaticamente que solicitem a seus filhos que saiam o mais rápido possível desse grupo de WhatsApp. Verificamos, por exemplo, que entre os participantes há pessoas de outros estados e até de outros países. Pelo conteúdo analisado por nossa equipe, reforçamos a nossa preocupação, uma vez que pessoas mal-intencionadas podem entrar em contato com nossos alunos de modo privado, propondo desafios perigosos ou ainda solicitando o envio de fotos íntimas ou dinheiro por meio de ameaças.
Aqui na escola, a Coordenação de Relações Humanas e Convivência orientará os integrantes do grupo sobre a gravidade e os complicadores da ação, tendo como referência o nosso Regimento, o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o fato de o WhatsApp ser indicado para maiores de 13 anos, conforme os termos de uso do aplicativo.
Não é demais lembrar que o compartilhamento de conteúdo inadequado e ofensivo em ambientes virtuais - no caso, um grupo de WhatsApp - coloca em risco seus participantes pela exposição dos dados pessoais de cada um. Quando o grupo é formado por menores de idade, a responsabilidade do conteúdo recai sobre os pais, que se tornam corresponsáveis pela publicação, ainda que não tenham tido nenhuma participação direta na postagem.
Daí a importância de os pais acompanharem e monitorarem a vida digital de seus filhos, dialogando com eles sobre esse assunto. Busquem orientá-los para que, caso recebam algum conteúdo inadequado no celular, comuniquem o fato imediatamente à família. Pedimos aos responsáveis que, na sequência, compartilhem essa informação com a Coordenação de Relações Humanas e Convivência e com o Departamento de Orientação Educacional.
Ressaltamos que as ações educativas praticadas pelos profissionais do Colégio em favor da segurança digital somente serão bem-sucedidas se houver, paralelamente, a efetiva colaboração das famílias, orientando e supervisionando muito de perto seus filhos.
Como auxílio às famílias na orientação e supervisão sobre o uso de redes sociais, disponibilizamos uma curadoria de materiais de referência sobre ética e segurança na internet. Para isso, acesse aqui.
Agradecemos a atenção e a colaboração de todos.
Atenciosamente,